SAÚDE

SAÚDE

15 de abril de 2020
por Amanda Ribeiro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Orientados pelo princípio da utilidade pública, disponibilizamos conteúdos voltados à saúde e ao bem-estar físico e mental da maneira descrita abaixo:

  • Orientações e recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde: disponíveis nesta página em formato digital com opção de compartilhamento;
  • Conteúdos noticiosos: disponíveis no menu Notícias do site.

1. Prevenção: as recomendações para redução dos riscos de infecção no link abaixo:

Prevenção



2. Lavagem correta das mãos: os procedimentos para a higienização das mãos são uma das medidas preventivas mais eficientes na redução do risco de contágio. Disponível no link abaixo:

Lavagem correta das mãos

Se preferir, acesse o vídeo disponibilizado pelo Ministério da Saúde sobre este conteúdo: Orientações - Ministério da Saúde

3. Superfícies de contato: a atenção às superfícies de contato é outra medida importante sinalizada pelos órgãos de saúde.

Superfícies de contato

4. Orientações para o dia a dia: a rotina diária requer uma série de medidas e ações de autocuidado, conforme enumeradas no link abaixo:

Dia a dia

5. Uso de máscaras: com relação ao uso de máscaras, as recomendação encontram-se dispostas no arquivo do link abaixo:

Uso de máscaras

Outros materiais disponibilizados pelo Ministério da Saúde:

Cartilha Crianças

Orientações às Famílias

Fiocruz

Lidando com o estresse durante a pandemia

Associação Brasileira de Nutrição

Guia para uma alimentação saudável em tempos de COVID-19

Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) da USP


Para colaborar na orientação das famílias brasileiras sobre os cuidados com os alimentos e evitar a contaminação pelo coronavírus, personagens famosos dos quadrinhos são importantes aliados. Com essa ideia, a Mauricio de Sousa Produções elaborou uma cartilha com a Turma da Mônica e contou com o auxílio do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) da USP para o conteúdo.

Cartilha Turma da Mônica

Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

A Instituição disponibilizou palestras e oficinas online e gratuitas voltadas aos estudantes, pais/responsáveis e educadores. Com conteúdos  diversificados - que vão desde capacitação profissional até temáticas socioemocionais - a seção ESPM na sua casa deseja entregar conteúdo reflexivo, de apoio e de excelência neste período de quarentena.

Para ter acesso aos conteúdos é necessário realizar um cadastro prévio. 

Acesso à pagina no link abaixo:

ESPM na sua casa

Casa do Saber

Centro de debates e disseminação do conhecimento. Oferecem cursos livres, palestras e workshops nas áreas de artes, ciências, filosofia, literatura, história, pensamento contemporâneo, gestão e comunicação corporativa, com um time de professores e palestrantes provocadores e inspiradores.

Por meio de canal da instituição no Youtube, é possível ter acesso ao programa Recursos psicológicos para lidar com uma quarentena prolongada e outros vídeos com conteúdos de apoio psicológico e emocional.

Explore a playlist no link abaixo:

Casa do Saber


Compartilhe:
Facebook Tweet